quinta-feira, 2 de abril de 2009

Imbuí - História do bairro

TODA FÉ E TODA GLÓRIA A JESUS E A MARIA APARECIDA


Origem
Imbuí, de etimologiaígena, contem em sua essência os significantes imbu (fruta imbu ou umbu) e í (pequeno, mido). Esta ligação etimológica pode ser contemplada com uma análise carinhosa das características atuais do nosso bairro.

Há vinte e seis anos, em 1978, foram entregues as onze torres de doze andares, totalizando 528 unidades residenciais do Condomínio Rio das Pedras. Nascia assim, as margens da Av. Paralela, o que seria logo batizado de í, nome herdado da inauguração dos vizinhos: Condomínio Parque Residencial Vivendas (8 torres) e Moradas do Imbuí (4 torres).

Limites
Hoje, plenamente urbanizado, o bairro Imbuí ampliou seus limites, absorvendo o Conjunto Guilherme Marback em direção ao tradicional bairro da Boca do Rio, avançando até as Dunas da Bolandeira, enquanto margeia a antiga Av. Vale do Cascão (atual Av. Jorge Amado), indo ainda, atravessar a Av. Paralela (Luiz Viana Filho) onde incorporou os Condomínios Amazônia, Vivenda do Futuro e Solar dos Pássaros. Encostado na Reserva Florestal de Pituaç, finalmente absorveu também o Condomínio Vilas do í, localizado ao lado do Extra Paralela.

No entanto, é provável que nos mapas oficiais do município, os limites ainda não sejam estes, mas, assim como o nome se consolidou antes do batismo oficial, profetizamos que haverá um referendo à vontade popular.

Com essa dimensão, já seria a hora de rever o "í" de pequeno, em sua composição etimológica.

Autonomia
Podemos dizer que a comunidade do Imbuí adquiriu um considerável nível de autonomia de comércio e serviços básicos, estruturado em sua arquitetura de prédios predominantemente verticais, com mais de sete mil apartamentos, abrigando uma população superior a quarenta mil moradores.

Cara de interior
Apesar de sua dimensão, o Imbuí conserva caraísticas de cidade de interior, onde seus moradores, predominantemente formados por jovílias, fortemente marcadas pelas relações de uma cultura de "playground" viram seus filhos crescerem junto com o bairro, dividindo os espaços em seus verdadeiros parques naturais. A cultura do amistoso bate-papo soteropolitano é acolhida também, nas praças dos diversos shoppings do bairro.

Esperança
A esperança é que a comunidade finalmente assuma o seu papel critico e cobre do poder pblico uma maior atenção para os problemas de natureza estrutural, urbana e de segurança, possibilitando avanços nas relações de cidadania dos que amam viver no Imbuí.

Qem Sou Eu

Arnaldo - TÉCNICO EM INFORMÁTICA